Páginas

domingo, 14 de novembro de 2010

A Salvação da Nossa Casa

Um conceito muito forte na Bíblia que esclarece a nossa responsabilidade diante de nossa família é o conceito CASA. Casa, não é no sentido bíblico só a expressão de imóvel. Casa tem expressão de autoridade. Tudo que esta debaixo dos vínculos, contratos, relacionamentos, estão ligados a uma casa, representativamente estão debaixo de benção ou de maldição.

Qual é o conceito de casa?
Eu quero compartilhar algo muito precioso sobre esse assunto. As implicações que tem sua casa, seu lar ,seu teto, seus vínculos sanguíneos, de contrato, desde uma empregada que trabalha em tua casa até seus filhos, pais, avós, tios etc. Onde afeta em bênção, maldição, em prosperidade, em graça, etc. Até seus filhos, primos, tios e onde afeta em benção maldição, graça, onde existe legalidade no reino do espírito.

Sempre que a Deus fala sobre a vida eterna, a unidade básica sempre é o indivíduo e nunca a casa. Entretanto, quando se trata de salvação Deus sempre usa a casa como uma unidade.
A salvação é para nós e para a nossa casa!

1- A PUNIÇÃO DE DEUS É SOBRE A CASA

Cinco exemplos de famílias punidas por causa de apenas um membro:

1- A casa de Faraó
Porém o SENHOR puniu Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão. Gn 12.17

2- A casa de Abimeleque
porque o SENHOR havia tornado estéreis todas as mulheres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão. Gn 20.18



3- A casa de Davi
Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.Assim diz o SENHOR: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol. II Sm. 12:10-11

4- A casa de Acabe
Farei a tua casa como a casa de Jeroboão, filho de Nebate, e como a casa de Baasa, filho de Aías, por causa da provocação com que me irritaste e fizeste pecar a Israel. I Rs. 21:22

5- As casas de Datã e Abirão
E ainda o que fez a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe, filho de Rúben; como a terra abriu a boca e os tragou e bem assim a sua família, suas tendas e tudo o que os seguia, no meio de todo o Israel. Dt. 11:6
Estou convencido de que em toda a Bíblia o Senhor estabelece tanto positiva quanto negativamente a casa como unidade de tratamento.

2- A Promessa da Benção da Salvação na Casa
Naturalmente o entendimento básico é que a casa inclui o casal e os filhos. Não devemos temer perder nossos filhos, mas também não devemos ser negligentes em levá-los desde pequenos a conhecerem a Jesus.

A base de nossa fé são as promessas de Deus. Se nos firmarmos nisso seremos abençoados. E a promessa de Deus é para a salvação de toda a nossa casa.

Se Deus pode punir uma casa por causa de um membro, então é verdade também que Ele pode abençoar uma casa, por causa de um só membro.

Exemplos de casas abençoadas por causa de um membro no VelhoTestamento:





1- A Casa de Noé
Disse o SENHOR a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração. Gn 7:1
A arca não foi preparada para uma pessoa, mas para toda uma família. A Bíblia diz que Noé era justo, mas em nenhum lugar se diz algo assim sobre seus filhos. Mesmo assim a salvação foi para os filhos e as noras.

Todo novo convertido deveria trazer toda a sua família para a arca. Se crermos assim Deus honrará a nossa fé e salvará a nossa família.

Por ocasião do dilúvio, o Senhor disse a Noé: "Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração" (Gn 7.1).
A arca foi preparada para toda a família. A Bíblia diz que Noé era justo, mas em nenhum lugar diz algo assim sobre seus filhos. Mesmo assim, a salvação foi para os filhos e as noras. Se crermos assim, Deus honrará a nossa fé salvará a nossa família.

2 - A Casa de Abraão
O que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações, tanto o escravo nascido em casa, como o comprado a qualquer estrangeiro, que não for da tua estirpe. Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; a minha aliança estará na vossa carne e será aliança perpétua. (Gn 17.12-13)

Deus fez uma aliança com Abraão e o sinal da aliança era a circuncisão, por isso mandou circuncidar toda a casa de Abraão, bem como os escravos comprados por ele. Assim, a aliança de Deus com Abraão era estendida a toda a sua casa.

3 - A Casa de Obede-Edom
Ficou a arca do SENHOR em casa de Obede-Edom, o geteu, três meses; e o SENHOR o abençoou e a toda a sua casa. II Sm. 6:11
Por esse texto também ficamos sabendo que a bênção de Deus é para a casa, para toda a família. A unidade básica na bênção não é o indivíduo e sim a casa.
Precisamos estar claros sobre esse ponto. Aqueles que são cabeça de família podem buscar a salvação de toda a família porque esta é a promessa de Deus.
Devemos nos agarrar a esse princípio e reinvindicar a bênção de Deus!


4 - A Casa de Raabe
Qualquer que sair para fora da porta da tua casa, o seu sangue lhe cairá sobre a cabeça, e nós seremos inocentes; mas o sangue de qualquer que estiver contigo em casa caia sobre a nossa cabeça, se alguém nele puser mão. (Js 2.19)

Porém a cidade será condenada, ela e tudo quanto nela houver; somente viverá Raabe, a prostituta, e todos os que estiverem com ela em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos. (Js 6.17)

Raabe e toda a sua família foram salvos

Raabe foi uma prostituta que escondeu os espias de Israel. O sinal da salvação de Raabe, era o fio escarlate na sua janela. Todos os habitantes de Jericó foram mortos, mas os que estavam dentro da sua casa foram salvos.

Js. 6.23 Entraram, os jovens espias, e tiraram Raabe, seu pai, sua mãe, seus irmãos, e todos quantos lhe pertenciam; e, trazendo todos os seus parentes, os puseram fora do arraial de Israel.

Realmente a fé é individual; mas, de alguma forma, a unidade básica de Deus é a família. Pela fé, precisamos nos apropriar dessa promessa e orar até vê-Ia se cumprindo em nossa casa.
Nesse caso precisamos viver cautelosamente diante do Senhor porque o nosso pecado pode afetar a casa toda. Digo isso especialmente aos cabeças de família. Não podemos ser muito duros com os filhos, mas com relação aos cabeças de família a situação é diferente. Diante de Deus, eles são responsáveis por levarem as suas casas a servir ao Senhor.

Exemplos de casas abençoadas no Novo Testamento:
Alguns podem pensar que esses versículos apresentados são coisas do Velho Testamento e não do Novo Testamento que é a base e a regra da nossa fé. Todavia, o Novo Testamento também nos dá base para a salvação de nossa casa.

1 - Jesus - Paz seja nesta casa
Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa! Se houver ali um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; se não houver, ela voltará sobre vós. (Lc 10.5-6)
A bênção e a paz repousam sobre a casa e não somente sobre indivíduos. Precisamos ficar certos de que a casa é a unidade do tratamento de Deus. Especialmente quando se trata de bênção e salvação, Deus adota a casa como unidade de Sua graça.

2 - A casa de Zaqueu
Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. (Lc 19.9)
Não é apenas no Velho Testamento que vemos a salvação da casa. Quando Zaqueu o recebeu, Jesus disse que a salvação havia entrado naquela casa. É tempo de começar a pensar na salvação de famílias e casas inteiras e não somente de indivíduos. Ainda que a vida eterna seja individual, Jesus declarou que houve salvação na casa de Zaqueu.
A esfera de salvação de Deus é a casa e não o indivíduo. Se crermos na salvação um a um, é assim que teremos. Mas desafio você a crer na salvação de famílias e casas, como declara a Palavra.

3 - A casa de Cornélio
...piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus. At. 10:2
...o qual te dirá palavras mediante as quais serás salvo, tu e toda a tua casa. At. 11:14
A salvação de Cornélio é uma tremenda demonstração de que Deus trata com a casa e não com indivíduos. Cornélio era "piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus", mas ainda não era salvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário