Páginas

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Seis Razões para Fazer Orações Bíblicas Estratégicas

Neste capitulo, quero compartilhar como você pode tor­nar eficaz o seu ministério de oração. A lição aqui e sim­ples. Ore o que chamo de orações bíblicas estratégicas! O que quero dizer com orações bíblicas? Orações bíblicas são esboços de oração que podem ser encontrados na Palavra de Deus. Vários temas de oração se acham esboçados na Palavra.
a.   A oração do Senhor
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.      Mateus 6.9-13
b.   Primeira oração aos efésios.
Não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da Sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder.                   Efésios 1.16-19
c.   Segunda oração aos efésios
Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.                                                        Efésios 3.14-19
d.   Oração de Timóteo
Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de suplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos as que se acham in­vestidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto e bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador.                                   I Timóteo 2.1-3
Não estou dizendo que essas sejam as únicas coisas sobre as quais vocês devam orar. Porém, creio que se fizer dessa a sua linha prioritária, você verá uma mudança em seu ministério. Para melhor compreensão deste assunto, veja meu livro Strategies for Prayer (Estratégias para a Oração).             
Quero lhes dar seis razões para seguir as orações bíblicas.
Seis Razoes para Fazer Orações Bíblicas Estratégicas:
1. Nós, seres humanos, somos corruptos em nossas mentes, pensamentos e corações. Com freqüência, nossos desejos são contaminados pela nossa condição humana comum. Não importa quão espiritual um homem de Deus seja, ele continua, em seu melhor momento, a ser um homem!
Porque é necessario que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.                       I Coríntios 15.53
2.     Não sabemos pelo que orar como deveríamos. Por mais espirituais que nos tornemos, somos incapazes de ver as coisas claramente.
... porque NÃO SABEMOS orar como convém ...       Romanos 8.26
... Porque, agora, vernos como em espelho, OBSCURA­MENTE ...      I Corintios 13.12
Esse versículo ensina que não vemos as coisas claramente. Quan­do você tem uma visão, o que está realmente acontecendo é que você está sendo atraído para o mundo dos espíritos.
Quanta mais você e atraído, tanto mais clara se torna a visão. Em alguns casos, você chega a ser atraído para fora do próprio corpo. O apóstolo Paulo afirmou que conheceu um homem que foi arrebatado ao terceiro céu.
Conheço um homem em Cristo que... foi ARREBATADO até ao terceiro céu ... foi ARREBATADO ao paraíso...                                2Coríntios 12.2,3,4
Esse homem em nem sequer sabia se estava dentro ou fora do corpo. A maioria das pessoas é atraída para bem longe e suas visões são muitas vezes imagens tão borradas que elas não tem certeza do vêem. Na realidade, grande parte do que as pessoas chamam de visões e profecias não passam de impressões de coisas que elas vêem apenas vagamente.
Precisamos da ajuda do Espírito Santo para nos guiar, mesmo em oração. Quando oramos em línguas, o Espírito Santo controla as nossas orações. Todavia, o Espírito Santo já nos deu orientação para orar por meio das palavras de Jesus e das cartas de Paulo. Se seguir­mos essas diretrizes, será quase o equivalente ao falar em línguas porque a Palavra nos guiará naquilo pelo que devemos orar.
3.       Faça orações bíblicas estratégicas porque nossos caminhos não são os Dele.
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamen­tos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR.                      Isaías 55.8
Não importa quanto espiritual nos tornemos, continuamos sendo seres humanos em um recipiente de carne. Descobri Deus me ensinando coisas que eu julgava saber. Eu teria ressuscitado mortos muitos anos antes em meu ministério, mas os caminhos Dele não são os meus.
Orei e jejuei para que Deus me usasse para ressuscitar o pai de um bom amigo. Porém, Deus não parecia me levar em consideração. Senti-me desanimado e desacreditado. Eu havia ido ate lá com fé, declarando que o morto ressuscitaria em o nome de Jesus!
Infelizmente para mim, os meus caminhos não são os Dele. Se aquele homem morto tivesse ressuscitado, toda a minha vida e ministério poderiam ficar arruinados. Deus tinha o Seu caminho, e esse caminho era me proteger e suavemente me introduzir em meu verdadeiro ministério.
Quase vinte anos mais tarde, quando uma senhora foi até a plataforma em minha cruzada, afirmando que seu filho ressuscitara enquanto eu ministrava, não senti qualquer emoção.
Senti que se Deus queria ressuscitar os mortos, isso cabia inteira­mente a Ele. Eu sabia que não passava de um observador na plata­forma da cruzada. Se isso tivesse acontecido vinte anos antes, eu talvez tivesse apostatado por causa do orgulho. É por isso que deve­mos fazer mais orações bíblicas estratégicas. Deus sabe coisas que nós não sabemos. Vamos nos confiar a Sua sabedoria.
4.     Você deve fazer orações bíblicas estratégicas para evitar errar o alvo.
A Bíblia ensina que muitas orações erram o alvo. Quando acontece isso com a sua seta, significa que ela não chegou onde você preten­dia que chegasse! Por que você deve orar sem que as suas orações alcancem o Pai? Por que você deve orar sem que suas orações te­nham o efeito desejado? Está na hora de não errar mais o alvo.
Pedis, e não recebeis, porque PEDIS MAL...                          Tiago 4.3
Por que tantas orações erram o alvo? Mais uma vez, é porque somos humanos. Não podemos ver claramente e nossas setas per­dem então a direção. Confie nas orações bíblicas estratégicas.
5.      As orações bíblicas estratégicas cobrem todas as áreas essenciais para a sua vida.
                                           Se você examinar a oração do Senhor, descobrirá que cada área importante é coberta.
Com a oração estratégica do Senhor, você ora pelas necessidades diárias, perdão e proteção para a obra de Deus.
As orações paulinas no livro de Efésios são um pouco mais difíceis de compreender. Os tópicos em si parecem místicos. E talvez essa a razão de serem ainda mais importantes para nós. É possível que você nunca venha a saber o efeito de orar pelo Espírito de revelação e de sabedoria (Ef 1.17). Por exemplo, a segunda oração em Efésios (Ef3.17) ensina que devemos ficar arraigados e alicerçados em amor.
De modo geral, não ocorre a maioria de nós orar para que seja­mos estabelecidos em amor. Porém, quando você compreende que todas as boas obras realizadas fora do amor cristão não tem valor, talvez venha a entender por que o Espírito Santo nos deu essa oração. Observe este versículo em I Coríntios.
E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os po­bres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, NADA DISSO ME APRO­VEITARÁ.     I Coríntios 13.3
E bom para você servir a Deus, mesmo pagando o preço supre­mo pelo ministério. Todavia, com uma única penada somos adver­tidos que sem amor nossas boas obras de nada servirão.
6.      As orações bíblicas estratégicas impedem que você ignore áreas vitais de oração.
Quando você fizer essas orações, irá cobrir áreas de grande impor­tância em sua vida. Você talvez não sinta vontade de orar pelo seu governo. Alguns governos são mais dignos de maldição do que de oração. Todavia, se seguir o padrão bíblico de oração, vai orar por eles em vez de amaldiçoa-los.
Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito.      I Timóteo 2.1-2
Evite esquecer uma área vital de oração seguindo essas orações bíblicas estratégicas.










Nenhum comentário:

Postar um comentário